31 de janeiro de 2014

Ajuda a brasileiros/Consulado do Brasil em Santiago/ Segurança /

Notícias do Consulado do Brasil no Chile

O plantão consular tem recebido nos últimos dias vários registros de turistas brasileiros reportando inconvenientes e problemas com taxistas em Santiago, pela prática de cobrança de valores superiores aos das corridas normais e intercâmbio de bilhetes falsos de moeda local. O Consulado está realizando as gestões correspondentes junto a Carabineros de Chile, no sentido de prevenir e coibir essas práticas fraudulentas. Reitera aos turistas e residentes brasileiros as precauções devidas em tais situações, observando com atenção os taxímetros e o seu justo funcionamento. Não contar dinheiro nem exibir objetos de valor no interior dos veículos e pagar os traslados preferencialmente com notas de pequeno valor. Nunca carregar grandes somas de dinheiro e evitar transitar em ruas ou praças com menor movimento, sobretudo à noite, prevenindo-se de tomar táxis na rua depois das 22:00 horas, sempre com preferência por veículos vinculados a operadoras com rádio.

ORIENTAÇÕES SOBRE HOSPEDAGEM NO CHILE


Em razão dos inúmeros casos narrados por cidadãos brasileiros em visita ao Chile, relativos a inconvenientes e problemas mantidos com a administração de hotéis, apart-hotéis, pousadas, hostais e albergues, o Consulado Geral reitera aos turistas a necessidade de tomarem as medidas de precaução adequadas na escolha dos locais de hospedagem, sobretudo em Santiago. É muito importante o concurso de agências de viagem experientes e idôneas, brasileiras ou locais, que possam se responsabilizar por suas indicações e/ou reservas. Caso a opção seja feita com base em informações da Internet, sugere-se a realização de pesquisa prévia na própria rede, a fim de aumentar as garantias quanto aos antecedentes de seriedade, integridade e localização física do estabelecimento escolhido. O Consulado Geral recorda as limitações legais e regulamentares que o impedem de assumir quaisquer compromissos ou se responsabilizar por contratos, dívidas ou despesas de brasileiros, bem como interferir em questões de natureza privada, como direitos do consumidor.

Antes de viajar

O Consulado Geral recomenda aos turistas brasileiros que, antes da viagem ao Chile (ou a qualquer outro país), identifiquem e anotem os telefones de contato e endereços das repartições consulares, além de manterem em seu correio eletrônico pessoal cópias escaneadas de todos os documentos necessários à emissão de documentos de viagem no exterior, em caso de extravio (certidão de nascimento, passaporte, carteira de identidade, título de eleitor, certificado de reservista e carteira de motorista).

Recomenda também que, durante sua estada no Chile, tragam sempre consigo os documentos pessoais e passaportes e guardem separadamente cópias destes documentos e das passagens aéreas no hotel ou outro lugar seguro, bem como os dados de cartões de crédito e os contatos telefônicos de bancos e seguradoras, na eventualidade de terem de reportar e/ou denunciar furtos ou extravios, para fins de bloqueio. Essas cópias, ademais daquelas que hajam sido guardadas em correios eletrônicos pessoais, poderão ser úteis em caso de necessidade de emissão gratuita de Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), com a qual os brasileiros, que tiverem seus documentos de viagem ou de identidade extraviados, poderão regressar ao País.

Em função dos muitos inconvenientes que chegam diariamente ao seu conhecimento, o Consulado Geral recomenda ainda toda a atenção dos turistas brasileiros ao transitarem por diferentes áreas de Santiago, especialmente em caso de abordagem por estranhos. 

Nos aeroportos e em locais de muita circulação, como o metrô, não descuidar das bagagens, bolsas, mochilas e pertences individuais. Não deixar as bolsas de viagem abandonadas, penduradas em cadeiras ou poltronas, mantendo-as sempre a vista. Em restaurantes, não pendurar casacos e bolsas na cadeira nem deixar bolsas sobre ou sob a mesa.

Nos hotéis, cuja idoneidade e boa localização devem ser previamente checadas com agentes de viagem, é recomendada atenção especial na entrada e saída dos estabelecimentos. Solicitar sempre caixa de segurança individual ou coletiva para depositar joias, dinheiro, documentos ou objetos de valor, mediante o uso de códigos e/ou recibo. Fechar a porta do quarto com chave e certificar-se da existência de câmeras de segurança que possam favorecer a identificação dos autores de eventuais furtos ou roubos, mesmo considerando que a maioria dos hotéis e estabelecimentos comerciais chilenos não se responsabiliza por incidentes dessa natureza ocorridos no interior de suas dependências.

Ao tomar táxis, observar com atenção o taxímetro e o seu justo funcionamento. Não contar dinheiro nem exibir objetos de valor no interior dos veículos e pagar os traslados preferencialmente com notas de pequeno valor.

Não carregar grandes somas de dinheiro. Não guardar todo o dinheiro e os documentos pessoais e da família em um só lugar. 
Mesmo com a pouco incidência no Chile de assaltos a mão armada, evitar transitar em ruas ou praças desertas à noite, prevenindo-se de tomar táxis na rua depois das 22:00 horas, com preferência por aqueles veículos vinculados a operadoras com rádio. 

Desconfiar de advertências de desconhecidos na rua sobre manchas na roupa ou dos que simulem situações embaraçosas no metrô, shoppings, estações de esqui e vias públicas, pois geralmente trabalham em grupos de duas ou três pessoas.

Contratar excursões apenas com companhias conhecidas, sem aceitar promoções oferecidas na rua. Nunca trocar moeda na rua, mas apenas em bancos ou nas casas de câmbio disponíveis em diversos pontos da cidade.

Não esquecer o telefone/endereço do hotel e do Consulado Geral do Brasil (28205800), além de dados sobre indicações médicas (tipo sanguíneo, por exemplo), alergias ou doenças crônicas. O plantão consular pode ser contatado pelo celular: 93345103.

O Consulado Geral informa que em caso de furto, roubo ou perda de documentos, os brasileiros devem seguir os seguintes procedimentos: 

1. Comparecer à delegacia de polícia (Carabineros) mais próxima do local onde os documentos e os pertences foram roubados ou extraviados para fazer a denúncia correspondente. Quaisquer providências posteriores para acompanhamento do processo, inclusive mediante a contratação de advogados locais, são de exclusiva responsabilidade dos interessados;

2. Em caso de necessitar de documento para voltar ao Brasil, poderá ser gratuitamente concedida Autorização de Retorno ao Brasil (ARB) ou novo passaporte, conforme as regras estabelecidas e mediante o pagamento dos emolumentos consulares. Se não for possível esperar pelo horário de atendimento normal ao público, entrar em contato com o telefone de plantão do Consulado-Geral do Brasil em Santiago (93345103). Apresentar ao agente consular a denúncia policial, fotografia 3x4 e o necessário comprovante da nacionalidade brasileira. 


Diante dos altos custos dos serviços médico-hospitalares no Chile, o Consulado Geral relembra a importância de se contratar um seguro de viagem que contemple assistência médica e repatriação em caso de acidentes (ou falecimento). No caso de viajar em automóvel, recomenda-se a certificação do alcance e da validade do seguro contra terceiros, que seja ele efetuado para valer em terceiros países e que a companhia seguradora conte com um representante no Chile.

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA A BRASILEROS

Para acionar o NAB, deve ser feito contato por telefone, e-mail ou fax, informando: 
1. nome completo do(a) brasileiro(a) a ser assistido(a);
2. data de nascimento;
3. filiação;
4. número do passaporte (se a família souber);
5. breve relato do ocorrido (o que aconteceu, onde, telefones e/ou endereços de contato, mesmo que antigos);
6. contatos dos familiares no Brasil. 

Núcleo de Assistência a Brasileiros - Divisão de Assistência Consular (NAB - DAC)

Telefones: (61) 2030-8804/8803/ 8805/ 8808/ 8809/ 8817/ 9718 
Fax: (61) 2030-8800 
E-mail: dac@itamaraty.gov.br 
Expediente de 08h às 20h


OBSERVAÇÃO: Para contatos fora do horário de expediente e casos de extrema urgência no exterior: Telefone: (61) 8197-2284 ou (61) 2030-6456



NOVO ENDEREÇO DA PDI (Extranjería y Policía Internacional)

A PDI não funciona mais na Calle Morandé nº 672.

Os trâmites relativos a registros de perda ou extravio de documentos pessoais (com foto 3 x 5), assim como para solicitação de segunda via do documento imigratório de entrada no país, podem ser realizados junto à PDI no Aeroporto Internacional ou no novo endereço da instituição: Calle Eleuterio Ramírez nº 852 – Santiago Centro – próximo à Estação Metroviária Santa Lucía.

ENDEREÇOS ÚTEIS EM SANTIAGO 

Registro Civil – Huérfanos nº 1570
Ministerio de Educación – Fray Camilo Henríquez nº 262
Ministerio de Justicia – Moneda nº 1155
Ministerio de Relaciones Exteriores – Agustinas nº 1320
Policía Internacional (PDI) – Eleuterio Ramírez nº 852

Departamento de Extranjería – San Antonio nº 580


PERGUNTAS FREQUENTES


Nesta página são divulgadas as perguntas frequentes sobre o Ministério das Relações Exteriores e as ações no âmbito de sua competência, sobretudo no exterior. São vários temas de interesse dos brasileiros, com esclarecimentos e orientações. Para facilitar o uso desta seção pelos cidadãos, a lista de perguntas e respostas foi dividida nas seguintes grandes áreas de interesse: I - Assuntos Consulares; II - Atribuições do Ministério das Relações Exteriores e as Carreiras do Serviço Exterior; III - Atos e Acordos Internacionais; IV - Temas Comerciais, Financeiros, de Propriedade Intelectual e de Tecnologia; V - Temas Culturais, Educacionais e de Divulgação; e VI - Temas Políticos e de Meio Ambiente.

http://www.itamaraty.gov.br/temas/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes-1

Consulado do Brasil em Santiago
Calle Los Militares 6191 - 1º Piso , Santiago
(2) 2820 5800

10:00 - 13:00

https://www.facebook.com/pages/Consulado-Geral-do-Brasil-em-Santiago