15 de outubro de 2013

Evento Startup Brasil e Chile / Demo Day/ 28 e 29 de outubro

Os dois mais inovadores programas de governo para apoio a startups decidiram organizar Demo Day em conjunto, em que apresentarão seus melhores projetos e darão uma firme demonstração de como governos podem cooperar em benefício dos empreendedores.

8 de Outubro, 2013— Start-Up Chile e Start-Up Brasil anunciam que, nos dias 28 e 29 de outubro, realizarão um Demo Day conjunto em Santiago do Chile. Este evento terá como protagonistas as melhores startups de cada programa, que serão apresentadas a influentes investidores da América Latina e de outras regiões. Além disso, certamente este evento será uma amostra do que os governos podem fazer em favor da inovação e do empreendimento. O esforço conjunto de ambos os programas é uma firme demonstração de cooperação internacional em favor do empreendimento.

Nos dias 28 e 29 de outubro, startups que participantes dos programas Start-Up Chile e Start-Up Brasil subirão ao palco para apresentar seus projetos de negócio a investidores, em apenas alguns minutos. O evento ocorrerá em Santiago do Chile, mas espera-se grande público e interesse internacionais: por acaso você já tinha visto dois governos latino-americanos apoiando, juntos, seus startups?

Este evento é um esforço conjunto do Start-Up Chile, um programa da “Corporación de Fomento a la Producción” (Corfo) do Chile; e do Startup Brasil, um programa do “Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação” (MCTI) do Brasil. A iniciativa conta com o apoio do Ministério de Relações Exteriores do Brasil e da Apex-Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. Agradecemos à Sonda pelo seu patrocínio. O evento é uma contribuição do Governo do Brasil ao “Ano da Inovação”, que está sendo celebrado no Chile durante 2013.

Start-Up Brasil e Start-Up Chile compartilham momentos de suas trajetórias e também uma visão em comum. Ambos os programas decidiram organizar Demo Day em conjunto, honrando a amizade que historicamente existe entre ambos os países e priorizando os benefícios que poderá trazer para os startups. Este Demo Day, oferecido pelos programas de dois países diferentes, será uma demonstração de como governos dispostos a impulsionar a cooperação internacional podem beneficiar suas startups. O Chile e o Brasil compartilham a visão de que o espírito de empreendimento e inovação é essencial para o desenvolvimento econômico e social de suas sociedades.


O QUE? Start-Up Chile e Start-Up Brasil realizam Demo Day
QUANDO? 28 e 29 de outubro de 2013
ONDE? Sala Omnium, Santiago do Chile

SOBRE

Start-Up Chile (www.startupchile.org) é um programa criado pelo governo do Chile que busca atrair empreendedores de alto potencial que se encontrem em etapas iniciais de seus negócios para que desenvolvam seus startups no Chile como plataforma para sair ao mundo. Durante os seis meses em que os empreendedores devem permanecer no país, o programa oferece Visto de Trabalho pelo período de 1 ano e apoio financeiro no valor de 40 mil dólares. O objetivo é que, além de desenvolver seus startups, os empreendedores estabeleçam laços no ecossistema empreendedor local. A meta final do programa é posicionar o Chile como polo de inovação líder na América Latina.  

Start-Up Chile já apoiou mais de 750 startups de 65 países diferentes, desenvolvendo a maior rede de startups disponível. O programa foi mencionado em estudos elaborados pela OECD, LAVCA, Fórum Econômico Mundial, MIT e Universidade de Harvard, entre outros. Start-Up Chile vem inspirando modelos semelhantes na Jamaica, Brasil, Grécia, Espanha e em muitos outros países.

Start-Up Brasil (http://startupbrasil.mcti.gov.br/) é um programa de estimulo à inovação, que premiará a 100 startups tecnológicas por ano – incluindo empresas estrangeiras – com um total estimado em 20 milhões de dólares, entre investimentos públicos e privados, para que desenvolvam seus produtos e serviços. Criado para apoiar e canalizar ações voltadas para o crescimento da comunidade “tech” do Brasil, Startup Brasil unirá cada startup ganhadora a uma das 9 aceleradoras de negócios previamente escolhidas pelo programa para hospedar essas startups por um período entre 6 meses a 1 ano. As aceleradoras irão fornecer apoio legal, financeiro e técnico, além de conselhos de mercado, com vistas a ajudar os projetos a amadurecer rapidamente e serem apresentados ao mercado. O Governo do Brasil entregará a cada empresa selecionada até 100 mil dólares pelo período máximo de 1 ano, em forma de benefícios mensais para pesquisa, desenvolvimento e inovação. Os fundos privados podem oscilar entre 10 mil dólares e 500 mil dólares por empresa selecionada, dependendo da aceleradora associada ao projeto e sua fase de desenvolvimento. No formulário de registro, é importante que cada empresa marque as aceleradoras às quais gostaria de associar-se. O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil acaba de abrir processo de postulação para Startup Brasil. Os empreendedores estrangeiros selecionados serão apoiados no processo de obtenção de Visto. Para maiores informações acesse o website: www.facebook.com/startupbr.