13 de setembro de 2013

Festas Pátrias 2013/ Semana de la "Chilenidad"

No dia 18 de setembro de 1810 Chile deu o primeiro passo para  para tornar-se independente da Espanha. Por isso muitas pessoas dizem que comemoram o "18",  aludindo àquela data histórica.

Hoje começa oficialmente as comemorações das festas pátrias em todo o país. Os supermercados são decorados com bandeirinhas azuis, vermelhas e brancas, os táxis também levam bandeiras assim com a maioria dos edifícios/casas, todos com a bandeira posta durante esta semana de festas. Nos colégios as crianças dançam a "cueca" (baile típico chileno), vestidos de "huaso" e "chinitas" ( versão local dos nossos caipiras). Como geralmente são 3 dias de comemoração, muitas pessoas saem da cidade para aproveitar o feriadão, o clima que se respira é bem parecido ao nosso nas vésperas do carnaval.
Para participar dos festejos nacionais, várias "fondas" ( festas parecidas às nossas festas juninas) são organizadas em vários pontos do país. A comida oficial são as empanadas de carne( salgadinho típico chileno)  e o churrasco acompanhados de vinho tinto, "chicha" ( vinho rústico bem doce e alguns com alto grau etílico) ou "terremoto", como o próprio nome sugere, é um coquetel/bomba a base de vinho branco doce, sorvete de abacaxi e algum outro licor.



A seguir darei as dicas das melhores empanadas da cidade, segundo críticos gastronômicos locais, e "fondas", com boa música chilena e pratos típicos para serem degustados.
















EMPANADAS

SANTIAGO

Ña Matea
http://www.namatea.cl/
A típica é a de carne mas contam também com outros 19 recheios, entre eles queijo com camarão, queijo de cabra, queijo espinafre, entre outros.

Panadería Tomás Moro
http://tomasmoro.cl/wordpress/

La Punta
http://www.comidaslapunta.cl

VINÃ DEL MAR/ VALPARAÍSO

Santa Carmela
6 Norte 349, Viña del Mar  (Tel.:032 2111954)

Entremasas
5 Norte 377, Viña del Mar (Tel.:032 2971821)

Empanadas Famosas´s
Salvador Donoso 1381, Valparaíso (Tel.: 032 2227497)










Dançando "la cueca", o "huaso" e a "chinita"