20 de dezembro de 2010

Dicas Ilha de Pascoa


· Leve dinheiro. A maior parte dos estabelecimentos não aceita cartão, os que aceitam cobram taxa adicional sobre a venda. Não precisei sacar dinheiro, mas ouvi falar que só se consegue sacar por lá com Mastercard.
· Leve comida. Os mercados e restaurantes de lá são todos muito caros, então se você for ficar em albergue ou camping, o ideal é já fazer um rancho antes em Santiago para não ter que comprar lá.
· Se tiver que comprar alguma coisa, às 7h30 da manhã, na rua principal, perto do mercado de artesanato, é montada uma feira com legumes, frutas, verduras e peixe. O peixe é bem fresco, e não muito caro. Foi o que mais comi enquanto estava por lá. Pra quem tiver paciência e equipamento, pode-se tentar pescar o seu próprio também.
· A água da torneira é própria para consumo, mas tem gosto ruim. Pra disfarçar, o melhor é levar (ou comprar) suco em pó. O gosto some todinho.
· Os animais na ilha não sabem conviver com humanos. Os cavalos muitas vezes se atiram na frente dos carros, por isso tem que dirigir com precaução (um taxista me disse que eles fazem isso devido a uma erva que comem, que os deixa meio chapados). Os cachorros sempre querem acompanhar qualquer pessoa que esteja caminhando, mas eles não andam do lado, andam em cima dos nossos pés. Como são muitos, ficam disputando o espaço e acabam brigando em cima da gente. Aprendi depois de uns dias que quando eles começarem a se aproximar pra te acompanhar, é só dizer um “Sai!” firme, em qualquer língua, que eles se afastam. Vão continuar acompanhando a caminhada, mas de longe, assim em caso de briga só eles se machucam.
· Apesar da distância, a Ilha de Pascoa pertence ao Chile, por isso não há carimbo de entrada no passaporte. Porém, como eles são muito legais, criaram um carimbo próprio, que pode ser conseguido gratuitamente levando o passaporte até os correios (na rua da igreja, perto da quadra de futebol).
Leve protetor solar (muito!), tênis, mochila pras caminhadas, lanterna pras cavernas, roupa de calor para o dia e um casaquinho para a noite nos meses de verão (os mesmos meses do Brasil). No inverno, não faço a menor ideia de como seja, pesquisem!